Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
INSTITUCIONAL
COVID19
Voltar
Confira as Últimas Notícias
21/12/2021 - Legislativo palmense realiza entrega de Títulos de Cidadão Benemérito e Honorário
A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta última segunda-feira (20) uma Sessão Solene para a entrega de títulos e homenagens do município. Foram agraciados com a honraria os palmenses Giovanni Marins Cardoso e Maria Antonieta de Araújo Almeida com Títulos de Cidadão Benemérito e Dr. Raul Silveira Boeno com Título de Cidadão Honorário.     O primeiro homenageado foi o empresário Giovanni Marins Cardoso, fundador e proprietário da Mondial Eletrodomésticos. Pertencente a uma família tradicional palmense, Giovanni formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie, trabalhou em diversas multinacionais até fundar sua atual empresa, hoje instalada em várias partes do Brasil e do mundo. Sua honraria foi proposta pelo Presidente da Casa, José Maria de Araújo Perpétuo Filho.   Em seguida, através de uma iniciativa da ex-vereadora Silvana de Melo Ribas, foi homenageada com um Título de Cidadã Benemérita de Palmas a ex-prefeita do município vizinho de Coronel Domingos Soares, Maria Antonieta de Araújo Almeida. Dona Maria foi uma das responsáveis pela pavimentação asfáltica da PR 912, a qual liga ambos os municípios. Também teve participação na construção da nova ponte do abarracamento, assim como em diversas obras e benfeitorias pela região.   Por fim, recebeu a honraria de um Título de Cidadão Honorário do Município de Palmas o advogado e ex-presidente da OAB Subseção de Palmas, Dr. Raul Silveira Boeno, o qual compôs um longo histórico de serviços e contribuições à sociedade palmense. Sua homenagem foi proposta pelo vereador Marcos Antônio da Silva Gomes.    
14/12/2021 - Professor Adilson é eleito o novo Presidente da Câmara Municipal de Palmas
O Poder Legislativo Municipal de Palmas elegeu o vereador José Adilson de Almeida como novo Presidente da Casa para o exercício de 2022. A eleição aconteceu nesta segunda-feira (13) durante a última Sessão Ordinária do ano. Ainda fazem parte da nova Mesa Diretora os vereadores Marcos Antônio da Silva Gomes (Vice-presidente), José Maria de Araújo Perpétuo Filho (1º secretário) e Nilson Butner (2ª secretário). A única chapa apresentada ao pleito, intitulada de José Tadeu Campos Araújo teve a aprovação de todos os nove vereadores presentes e deverá tomar posse no início do ano que vem. Em seu discurso de posse, o novo Presidente agradeceu a confiança dos demais companheiros e prometeu trabalhar de maneira séria, sempre atento aos anseios da população. “Sei da responsabilidade que é conduzir os trabalhos nesta Casa, e prometo fazer da melhor maneira possível”, destacou. Além da escolha da nova Mesa Diretora, os vereadores também realizaram a entrega de três Moções de Aplausos durante a Sessão. Foram homenageados a equipe de saúde e os funcionários do Hospital Santa Pelizzari devido ao enfrentamento à pandemia do Covid-19; o atleta palmense Gabriel de Souza (Taxinha), pela conquista do campeonato mundial sub 15 com a Seleção Brasileira de Futsal no Paraguai e, também à Equipe de Voleibol AVP – Palmas Net/Sudati/PM de Palmas, campeã do Campeonato Paranaense de Voleibol de 2021.
07/12/2021 - Entrega de Moção, requerimentos verbais e adiamento de votação de vetos marcam 38ª Sessão do ano
O Poder Legislativo Municipal de Palmas realizou nesta última segunda-feira (06) a sua 38ª Sessão Ordinária do ano de 2021. Ao todo, os vereadores apresentaram três requerimentos verbais e duas indicações. Ao final da reunião, também foi adiada a votação dos vetos feitos pelo Executivo às emendas que integram o novo Plano Diretor, após manifestação de grupos quilombolas do município.   Primeiramente, os vereadores José Maria Filho, Paulo Bannake, Mikilita Junior, Laco Butner, Dona Ana, Professor Adilson e Marco Branco solicitaram duas Moções de Aplausos, ao atleta palmense Gabriel de Souza (Taxinha), campeão mundial sub 15 com a Seleção Brasileira de Futsal, no Paraguai e também à Equipe de Voleibol AVP – Palmas Net/Sudati/PM de Palmas, campeã do Campeonato Paranaense de Voleibol de 2021. Já o vereador Peterson Lobas pediu uma Moção de Aplausos para todos os profissionais da saúde e funcionários do Hospital Santa Pelizzari pelo enfrentamento ao Covid-19, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados.   Em seguida, Marquinhos Gomes solicitou ao Executivo a informação de quem é o responsável pela manutenção do Terminal Rodoviário Alberto Carraro, se é a própria Prefeitura ou alguma empresa terceirizada, enquanto que Paulo Bannake novamente pediu a construção de uma Capela Mortuária no bairro Lagoão.   Ainda durante a Sessão, através de uma iniciativa de Bannake, foi entregue uma Moção de Aplausos ao palmense Raul Ribas Neto, Diretor de Relações Intermunicipais da Missão Americana das Forças de Manutenção da Paz da ONU (Organização das Nações Unidas). O ex-vereador e prefeito do município catarinense de Matos Costa agradeceu a homenagem e demonstrou seu orgulho em fazer parte desta equipe e também seu carinho por Palmas.   Por fim, após manifestações das comunidades quilombolas Tobias Ferreira, Adelaide Trindade Batista e Castorina Maria da Conceição, os vereadores decidiram adias a votação dos vetos ao Plano Diretor para a próxima Sessão, para que toda a situação que envolva as comunidades seja resolvida.
30/11/2021 - Legislativo entrega duas Moções de Aplausos durante Sessão
A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta última segunda-feira (29) a sua 37ª Sessão Ordinária do ano. Na ocasião, os vereadores apresentaram três indicações e votaram e aprovaram outros oito Projetos de Lei. Outra questão que mereceu destaque durante a reunião foi a entrega de duas Moções de Aplausos para palmenses que se destacaram no ano de 2021.   Primeiramente, entre as indicações, os vereador Paulo Bannake pediu que seja feita uma Capela Mortuária no Bairro Lagoão. Já José Adilson de Almeida solicitou melhorias na Rua dos Pardais, no mesmo bairro. Enquanto que o Presidente José Maria Filho pediu a construção de um banheiro na UBS do Bairro São Sebastião.   Já entre os Projetos de autoria do Legislativo foi aprovado o ‘Programa Refeição para Todos’, o qual dispõe sobre o combate ao desperdício de alimentos e a doação de excedentes de alimentos próprios para o consumo humano. Também foi aprovado um Título de Cidadão Benemérito do Município, ao palmense Giovanni Marins Cardoso, proprietário da empresa Mondial Eletrodomésticos. Além disso, os vereadores também proibiram através de Lei a comercialização de cobre, alumínio e assemelhados sem origem no Município de Palmas.   Por fim, foram realizadas duas Moções de Aplausos. Primeiramente aos policiais militares José Lucas Sonaglio de Carvalho, Márcio Leandro Oliveira e Pablo Gomes Machado, que realizaram o salvamento do bebê Eloah Vitoria Bonfim Silveira, no dia 23 de maio deste ano e, também aos proprietários da empresa Insana que interromperam parte de sua produção para doar cilindros para envasar oxigênio no momento crítico da pandemia do Covid-19.  
Atendimento

Palmas - PR
Avenida Clevelândia Centro - 85555-000
(46)3262-1509
gabinete@palmas.pr.leg.br
Atualizado Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021 às 08:51:32