Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
INSTITUCIONAL
Notícias
Câmara entrega Moção de Aplausos a Polícia Rodoviária
O Poder Legislativo Municipal de Palmas realizou nesta última segunda-feira (21) a sua 6ª Sessão Ordinária do ano. Na ocasião, foi entregue através de uma solicitação do vereador Isidoro Mikilita Junior uma Moção de Aplausos aos Policiais Militares da 6ª Cia da Policia Rodoviária de Palmas, pelos serviços prestados na PRC-280, a qual foi entregue ao Cabo Adriano Almeida Ribas. Além da homenagem, também foram apresentados pelos vereadores outras três indicações e um requerimento. O Presidente da Casa, José Adilson de Almeida pediu informações ao Executivo sobre a aplicabilidade das emendas impositivas que são destinadas pelos vereadores anualmente ao Prefeito Municipal.  Já o vereador Peterson Lobas solicitou melhorias na Rua Itália, localizada no Loteamento Esplanada, bairro Lagoão, na Rua Alexandre Volek, localizada no Loteamento Vila Operaria, bairro Alto da Glória e em todo o Loteamento Bom Pastor II, localizado no bairro Eldorado. A próxima Sessão Ordinária do ano está marcada para o dia 28 de março, ás 19 horas, na Câmara Municipal de Palmas.
22/03/2022
Legislativo realizou 5ª Sessão Ordinária do ano
O Poder Legislativo Municipal de Palmas realizou nesta última segunda-feira (14) a sua 5ª Sessão Ordinária do ano.  Na oportunidade, foram apresentadas quatro indicações e um requerimento por parte dos vereadores. Também foram discutidos e votados outros Projetos de Leis. Entre os projetos, deve se dar uma atenção especial às alterações ao plano de carreira do funcionalismo público, as quais foram mantidas pelos parlamentares, tendo sua aprovação por unanimidade. Sendo assim, a antiga concessão na elevação salarial será mantida para os funcionários que já estão realizando cursos de especialização. A decisão dos vereadores é contrária ao entendimento do Ministério Público, o qual considera o valor de 100% no acréscimo salarial aos vencimentos dos servidores com cursos de mestrado e doutorado acima da média. Agora, a decisão está nas mãos do Executivo, o qual pode acatar ou vetar a determinação. Além deste Projeto, os vereadores não aprovaram a compra do terreno da Copel pelo Executivo. A Companhia que está desativando a sua unidade no município ofereceu o terreno à Prefeitura, a qual deseja construir um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no local. A decisão final foi de 4 votos a 3, sendo os favoráveis: Paulo Bannake, Nilson Butner e Ana Maria da Rosa Serafim, e os contrários: José Maria Filho, Marco Aurélio Dutra, Marcos Gomes e Junior Mikilita. Na decisão dos vereadores, o município já possui terrenos suficientes para esta finalidade, e mais esta aquisição seria abusiva.   Requerimentos e indicações apresentadas pelos vereadores na 5ª Sessão Ordinária de 2022: Requerimento nº 08/2022 do Vereador Paulo Hercílio Dangui Bannake: “Requer uma Moção de Aplausos para a Comissão das Mulheres advogadas da OAB Subseção Palmas/PR”. Indicação nº 25/2022 do Vereador Paulo Hercílio Dangui Bannake: “Solicita que seja enviado ofício ao Executivo Municipal, indicando que realize a possibilidade de uma parceria junto a fundação Banco do Brasil, a criação e a disponibilidade do benefício social do Vale Gás, para as famílias em vulnerabilidade social”. Indicação nº 26/2022 do vereador Paulo Hercílio Dangui Bannake: “Solicita para que seja enviado ofício ao Executivo Municipal, indicando para que realize a instalação de um Semáforo na Rua Sete de Setembro esquina com a Rua Bento Stingelim”. Indicação nº 27/2022 da Vereadora Ana Maria da Rosa Serafim: “Indica para que seja enviado oficio ao Executivo Municipal, solicitando ao Departamento competente a realização de pavimentação asfáltica na Rua Alceu Ferreira de Siqueira, no Bairro Lagoão”. Indicação nº 28/2022 da Vereadora Ana Maria da Rosa Serafim: “Indica para que seja enviado oficio ao Executivo Municipal, solicitando ao Departamento competente a instalação de iluminação pública em toda a extensão da Rua Ermelina Martins Ribas, no Bairro Cascatinha".
15/03/2022
Legislativo realizou importante Sessão nesta segunda-feira
A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta última segunda-feira (07) a sua 4ª Sessão Ordinária do ano. Ao todo, foram apresentados seis indicações e dois requerimentos por parte dos vereadores. Em seguida, também foram votados e aprovados alguns Projetos de Leis. Entre os requerimentos, o vereador Marco Aurélio Dutra solicitou os processos licitatórios da compra dos semáforos, bem como o estudo técnico das instalações dos mesmos. Em seguida, os vereadores em conjunto pediram que o Executivo informe os valores recebidos pelos Procuradores Municipais, a título de honorários advocatícios – sucumbenciais, bem como, honorários recebidos a títulos de acordos extrajudiciais – durante o período de 2017 a 2022.   Posteriormente, entre as indicações defendidas pelos vereadores, o 1º Secretário da Casa, José Maria de Araújo Perpétuo Filho pediu que sejam construídos redutores de velocidade e estacionamento em apenas um lado da rua Rui Barbosa, nos bairros Fortunato e São Sebastião, além de um redutor de velocidade na Rua Doutor Beviláqua, no Centro.   Em seguida, o vereador Marco Dutra solicitou a limpeza do trevo de acesso à Codapar. Já Peterson Lobas pediu que se providencie uma estrutura de proteção consistente em cobertura nos espaços de livre acesso e circulação externa de pessoas junto aos CMEI’s do município.   Por fim, o vereador Paulo Bannake pediu a construção de um ponto de ônibus próximo a Escola Municipal Pequena Águia, no loteamento Vila Operária e também a pavimentação asfáltica nas Ruas Antônio Batista Ribas e Padre Reus, no Bairro Santuário.   Entre os Projetos aprovados, deve-se dar atenção especial ao de autoria do próprio vereador Bannake, o qual veda a nomeação para cargos públicos de pessoas condenadas por crimes da Lei Maria da Penha e Feminicídio, no âmbito da Administração direta e indireta dos Poderes Executivo e Legislativo de Palmas.   Além disso, o Legislativo também aprovou o Projeto que previa mudanças na concessão de elevação salarial para servidores que realizam cursos de especialização, mestrado e doutorado. Ficando decidido, que os profissionais já matriculados antes da aprovação da Lei, continuam com seus direitos adquiridos. Agora, a matéria será encaminhada até o Executivo, o qual pode sancionar ou vetar parcial ou integralmente a Lei.   A próxima Sessão Ordinária está marcada para o dia 14 de março, às 19 horas, na Câmara Municipal de Palmas.  
08/03/2022
Vereadores realizam terceira Sessão Ordinária do ano em Palmas
A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta última segunda-feira (21) a sua 3ª Sessão Ordinária do ano. Ao todo, foram apresentadas quatro indicações e um requerimento por parte dos vereadores. Também foram votados outros quatro Projetos de Lei. Inicialmente, o requerimento de autoria dos vereadores Marcos Antônio da Silva Gomes e José Maria de Araújo Perpétuo Filho solicitou ao Executivo o porquê ainda não foi iniciada a infraestrutura nas vias rurais para readequação das estradas rurais da Coamo até o entroncamento do Assentamento São Lourenço, conforme operação de crédito realizada com o Banco do Brasil. Em seguida, entre as indicações, o mesmo José Maria Filho pediu a implantação de uma faixa amarela no meio fio na Rua Nossa Senhora de Fátima e o corte do mato e limpeza na Lagoa da Hípica e no passeio em frente à Escola Municipal Senhorinha Miranda Mendes. Já Paulo Bannake, solicitou o transporte escolar dos alunos das series iniciais do bairro São Sebastião para a Escola Municipal Tia Dalva, enquanto que o Presidente José Adilson de Almeida pediu a construção de uma faixa elevada para pedestres na Rua Pedro Siqueira Cortes, em frente ao Colégio Estadual Padre Ponciano. Por fim, foi aprovado em última votação o Projeto denominando a Escola do Campo Dom Bosco, no Bairro Pitanga, de Escola Municipal do Campo Maria Sebastiana Baptista. Enquanto isso foi aprovado em primeira votação o Projeto que veda a nomeação para cargos públicos, de pessoas condenadas por crimes da Lei Maria da Penha e Feminicídio, no âmbito da administração direta e indireta dos Poderes Executivo e Legislativo no Município de Palmas. Também foram nomeadas duas ruas no Loteamento Araucária, bairro Klubege, como sendo Velocino Toldo e João Nedir Corrêa. A próxima Sessão Ordinária do ano está marcada apenas para o dia 7 de março, em razão do recesso de carnaval na semana seguinte.
22/02/2022
Vereadores aprovam importantes Projetos na última Sessão
A Câmara Municipal de Palmas, estado do Paraná, realizou nesta última segunda-feira (14) a sua 2ª Sessão Ordinária do ano. Na oportunidade, foram votados e aprovados quatro Projetos de Lei em primeira votação. Além disso, também foram apresentados outros dois requerimentos e quatro indicações por parte dos vereadores. Entre os Projetos, foi aprovada a proibição da comercialização, queima, utilização, manuseio e soltura de fogos de estampidos e de artifícios, bem como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em ambientes públicos ou privados, abertos ou fechados no município de Palmas. Em seguida, também foi concedido um reajuste aos vencimentos dos servidores e funcionários públicos municipais, aprovado o Programa ‘Caçamba Social’ no município de Palmas, além da denominação da Escola do Campo Dom Bosco, no Bairro Pitanga, de Escola Municipal do Campo Maria Sebastiana Baptista. Na parte dos requerimentos, o vereador Nilson Butner enviou uma Moção de Repúdio ao Vereador Renato Freitas (PT) de Curitiba-PR, pela invasão na Missa do dia 05 de fevereiro, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, enquanto que Peterson Lobas solicitou ao Departamento de Recursos Humanos a quantidade de servidores municipais que recebem seus benefícios pelo Fundão.  Já pelas indicações, a vereadora Ana Maria da Rosa Serafim solicitou construção de um ponto de ônibus na esquina da Rua Alcina Santos Araújo com a Rua Palmeiras, no Bairro São Francisco. Enquanto isso, o 1º Secretário José Maria Filho pediu melhorias na Rua Gregório Sendeski, no Bairro São José, a recuperação das estradas na zona rural que dão acesso aos assentamentos: Margem do Iratim, São Lourenço e Paraiso do Sul e também a flexibilização no horário para o comércio noturno (bares e restaurantes), esta em conjunto com o vereador marco Aurélio Dutra. A próxima Sessão Ordinária está marcada para o dia 21 de fevereiro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Palmas.
15/02/2022
Bannake apresenta Indicação para a construção de uma Vila Militar em Palmas
Na quarta-feira (09), o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Cel Hudson Leôncio Teixeira, participou de encontro na sede da 2ª Cia da PM, em Palmas. Fez revista à tropa e cumprimentou as autoridades. Posteriormente, participou de uma reunião interna e após divulgou algumas notícias, acompanhado do comandante da 2ª Cia, Cap Bueno.Na ocasião o vereador Paulo Bannake, explicou que a maior deficiência da 2ª Cia é o número reduzido do efetivo militar, atualmente, os municípios de abrangência da Cia, tem apenas 47 policiais militares, mas deveria ter no mínimo113. Diante dessa situação, em conversa com o Cap Bueno, Bannake, apresentou uma Indicação na Câmara de Vereadores, justificando tal demanda e a possibilidade da prefeitura de Palmas, fazer a doação de um terreno para a construção de uma Vila Militar, destacando que a construção de cada imóvel é de responsabilidade de cada policial. “Algumas cidades já tem esse mecanismo de apoio aos policiais militares sendo um atrativo a mais para que permaneçam na cidade”, comentou Bannake e ressaltou para que o Comando Geral da PM, encaminhe ofício ao prefeito Dr Kosmos, sobre essa questão.“Agradeço pela ideia, essa medida já está sendo adotada em outros municípios, para que o policial militar não tenha gasto com aluguel e através de uma linha de financiamento construa seu imóvel. Se houver um atrativo ele vai permanecer no município”, afirmou o Comandante Geral.
14/02/2022
Vereadores de Palmas realizam primeira Sessão Ordinária do ano
A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta segunda-feira (07) a sua primeira Sessão Ordinária do ano sob o comando da nova Mesa Diretora. Ao todo, os vereadores apresentaram três requerimentos e oito indicações. Também foram baixados para a análise das comissões permanentes alguns Projetos de Lei que entrarão em votação nas próximas Sessões. Entre os requerimentos, o Presidente José Adilson de Almeida e o 1º Secretário José Maria de Araújo Perpétuo Filho solicitaram informações acerca de que forma será a aplicação do aumento do FUNDEB, no exercício de 2022. Já o vereador Peterson Lobas pediu as cópias com as devidas informações do contrato de prestação de serviços de limpeza e paisagismo, e eventuais aditivos firmados com a Empresa CRI. Em seguida, solicitou também a cópia do empenho, crédito em conta e demais registros de valores de recursos recebidos para a aplicação na construção/pavimentação da estrada de acesso a comunidade Indígena. Já entre as indicações, o Presidente José Adilson e o vereador Mikilita Junior solicitaram em conjunto que seja feita a pavimentação asfáltica nas ruas União da Vitória, Bairro Hípica e Carlos Seixas Saldanha, no Bairro Cascatinha, enquanto que o 1º Secretário José Maria Filho pediu melhorias na iluminação pública na Rua Armelindo Lazzareti, no Bairro Lagoão e a limpeza no córrego na Rua Capitão Frederico Teixeira Guimarães, no Centro. Ainda nas indicações, o vereador Paulo Bannake pediu a construção de uma lombada ou faixa elevada na Rua Ubirajara Araújo, próximo a Ponte do Rio Caldeiras, a readequação e patrolamento na Rua Ignacia do Amaral Marcondes, no Bairro Lagoão e incentivo do uso de energia solar nos prédios públicos do município de Palmas. Por fim, Peterson Lobas, solicitou que o Executivo providencie a limpeza, roçadas, manutenção de cercas e portões, além de eventuais pinturas de prédios públicos (escolas, creches, entre outros). A próxima Sessão Ordinária está marcada para o dia 14 de fevereiro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Palmas.
08/02/2022
Vereadores definem comissões permanentes para 2022
Em reunião realizada nesta segunda-feira (31), na Câmara Municipal de Palmas, os vereadores decidiram os membros que irão compor as Comissões Permanentes para o ano de 2022, ficando assim definido:ORÇAMENTO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃOPresidente: Paulo Hercílio Dangui BannakeSecretário: José Maria de Araújo Perpétuo Filho Relator: Marcos Antônio da Silva Gomes LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃOPresidente: José Maria de Araújo Perpétuo Filho Secretario: Isidoro Mikilita JuniorRelator: Peterson LobasMÉRITOPresidente: Nilson Butner Secretária: Ana Maria da Rosa SerafimRelator: Marco Aurélio Dutra
02/02/2022
Voltar
Atendimento
Segunda à sexta: Manhã das 8h às 11h30
Tarde das 13h ás 17h30
Sábados, domingos e feriados – Fechado
Palmas - PR
Avenida Clevelândia Centro - 85555-000
(46)3262-1509
gabinete@palmas.pr.leg.br
Atualizado Segunda-feira, 26 de Setembro de 2022 às 10:16:41